segunda-feira, 23 de março de 2009

Portinari na coleção Castro Maya

No dia 21 de Março, sábado, estreou no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, a exposição Portinari na Coleção Castro Maya, que pretende retratar a relação entre oum dos maiores pintores da arte brasileira no século XX, Cândido Portinari, e um dos maiores colecionadores de obras nacionais, Raymundo Ottoni de Castro Maya, que se iniciou quando Castro Maya convidou Portinari para ilustrar o primeiro livro dos Cem Bibliófilos do Brasil, ocasião em que presenteou o colega com um retrato pintado por ele mesmo.


A exposição conta com 3 núcleos: Colecionador, com obras como Menino com Pião, O Sonho, A Barca, O Sapateiro de Brodósqui, Grupo de Meninas Brincando, Lavadeiras e Morro n.11; Mecenas, onde encontram-se obras encomendadas por Castro Maya, como Menino a chupar cana, Trabalhadores do engenho, Retrato de Menino, Velha Totonha e Homem a cavalo; e Amigos, com registros, fotos, documentos que comprovam a relação de afinidade entre artista e colecionador. Além disso, obras que ilustraram textos literários completam as 58 obras da exposição.

Depois de muito cedo viajar à Paris para aprimorar seus conhecimentos sobre a arte, Portinari volta ao Brasil, e passa a registrar o espírito do povo brasileiro em suas obras, tendo se transformado num ícone do Movimento Modernista. Sua produção está estimado em torno de 5 mil obras.

A exposição vai até 19 de julho. Os ingressos custam R$ 4,00 e R$ 2,00 para estudantes. Menores de 12 e maiores de 60 anos, bem como turmas do ensino básico de escolas públicas não pagam, e a arquitetura do Museu também é um espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário