quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

400 contra 1 - um filme sobre o Comando Vermelho

O Comando Vermelho, organização criminosa brasileira teve seu início nos idos de 1970, quando presos políticos e comuns se encontraram no presídio de Ilha Grande, no Rio de Janeiro. A princípio o lema era lutar contra os abusos por que passavam na prisão, mas aos poucos foi ganhando força e repercussão. Devido ao contato com os presos políticos de esquerda, o movimento foi ganhando ares de guerrilha revolucionária.

A organização conseguia fazer a arrecadação de dinheiro para melhorar a qualidade de vida dos presos e, principalmente, financiar a fuga dos presos, que tendo conseguido fugir de Ilha Grande, nos anos de 80 começara a organizar a criminalidade externa, com assaltos e roubos a bancos, empresas e joalherias. Tornaram-se então um grupo muito bem equipado e organizado.

Exemplo disso é que José Jorge Saldanha, o Zé do Bigode, após um golpe a banco, tenha, no dia 3 de abril de 1981, conseguido combater sozinho mais de 400 policiais por mais de 12 horas, tendo matado e ferido vários deles.

Inspirado por esse episódio, Caco Souza, diretor de curtas e documentários, resolveu se aventurar no ramo dos longas com um projeto que me pareceu bastante interessante: filmar a concepção e a história do Comando Vermelho, baseado no livro autobiográfico de Willian da Silva Lima, um dos principais fundadores do Comando, quando ainda era denominado Falange Vermelha.

Willian da Silva Lima, o protagonista e narrador, será vivido por Daniel de Oliveira (Cazuza), que chegou a conversar com Willian e a ter contato com diversos outros prisioneiros, que farão parte da figuração do filme. Além disso, o elenco conta com Daniela Escobar e Rodrigo Brassoloto e 40 detentos convidados que trabalharão como figurantes. Paulo César Chaves, Wilian da Silva Lima e diversos outros presos colaboraram com a produção para a preparação do elenco.

As filmagens serão feitas em Curitiba (desativado presídio do Ahú e Biblioteca Pública), Rio de Janeiro e Ilha Grande. O presídio do Ahú foi selecionado por ser o mais parecido com presídio da Ilha Grande onde o Comando Vermelho teve sua gênese.Os detalhes da produção do filme e os dados sobre o diretor podem ser conferidos no blog
“400 contra 1 – Uma história do Comando Vermelho”.

Vamos aguardar!

Abraço!

3 comentários:

  1. O local foi a Ilha Grande, no litoral sul do Estado do Rio, e não em Ilha Bela, que fica no litoral norte de São Paulo.
    Abraços do Maurrício

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Maurício!

    Acabei misturando os dois nomes, mas já fiz a correção.

    Abraço!

    Angelis

    ResponderExcluir
  3. O livro foi publicado por que editora ? É possível encontrar exemplares à venda ?

    ResponderExcluir