segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O fantasma da tese

Pois olha... chega um dia e que você tem que fazer as coisas que você havia programado há muito tempo atrás e, geralmente, quando este dia chega, você já tem um monte de outras coisas para fazer que nem sabe por onde começar. Isso geralmente acontece com nossos TCC’s, monografias, dissertações e teses, que sempre ficam para o último momento.

A versão definitiva de meu projeto de mestrado deve ser feita justamente agora, na volta das férias do trabalho, no momento em que minha mãe acabou de sair do hospital, mas ainda exige muitos cuidados meus etc.

O TCC, as teses, são coisas que perturbam muitas pessoas. Como se fosse fácil escolher e desenvolver determinado tema num período relativamente curto de tempo, as inacabáveis e inaceitáveis normas se tornam fantasmas em nossas vidas.

De toda forma, a maioria dos cursos de graduação oferece uma disciplina específica que te ensina (ou deveria ensinar) métodos de pesquisas e normas de publicação. A maioria das universidades possui livrinhos com suas próprias normas.

Mesmo tendo cursado essas disciplinas e lidos vários desses livrinhos, talvez a insegurança seja a causa de tantas dúvidas.

Partindo dessas questões, Umberto Eco, o italiano romancista e teórico de literatura, escreveu o livro “Como se faz uma tese”, que traz dicas pertinentes para quem está enfrentando este momento da vida, partindo da seguinte idéia: se você não está disposto a dedicar uma quantidade razoável de tempo a isso, é melhor dedicar uma quantidade razoável de dinheiro para que outra pessoa o faça para você.

Além disso, seguem expectativas de quanto tempo se leva para escrever uma boa tese, dicas de como escolher e delimitar o tema, organização do trabalho, escolha de referencial teórico, fichamentos etc.

Embora o título se refira a teses, o termo, no livro, é utilizado como referência a qualquer tipo de TCC, de forma que pode auxiliar desde alunos de graduação a alunos de doutorado ou qualquer outra pessoa que pretenda desenvolver uma pesquisa de qualidade. São sugestões muito interessantes.

Veja o preço de “Como se faz uma tese”!

Abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário