sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Melinda e Melinda: a tragédia e a comédia

O filme Melinda e Melinda (2004), do diretor Woody Allen, é muito mais do que uma produção cinematográfica. Possui as características mais marcantes do diretor: poucos cortes, cenas vazias, vozes em off, comicidade.

Mas, mais do que um filme, em Melinda e Melinda, Woody Alllen faz uma reflexão sobre a tragédia e a comédia, desenvolvendo duas histórias paralelas para uma mesma personagem.
Tudo se inicia com uma discussão entre diretores cinematográficos sobre a essência da vida: seria ela cômica ou trágica? O desenrolar dos fatos nos mostra como podemos ter visões e reações diferentes para um mesmo fato.

As duas histórias têm basicamente os mesmos elementos e o mesmo enredo: Melinda, separada do marido, muda-se para outro local, encontra um grupo de pessoas jantando... e por aí vai... A construção das duas partes do filme ficam muito bem definidas, mesmo as personagens. Cenas mais escuras, música triste, chuva e um cabelo desgrenhado para a Melinda trágica. Sol, roupas coloridas, música alegre e um visual bem leve para a Melinda cômica.
Como sempre, a impressão de que estamos assistindo a uma cena real, a impressão de realidade, é cortada por Woody Allen, a partir do momento em que sabemos que as histórias estão sendo apenas imaginadas pelos diretores para ilustrar uma discussão, até o momento em que o filme acaba com um estalar de dedos do diretor-personagem. Mesmo assim, não se consegue desgrudar da tela por um minuto e por momentos se esquece que a história que estamos vendo não é da Melinda, mas dos diretores.

Bem, essa é minha dica de filme para o final de semana! Aguardo os comentários.
Compare preços de filmes de Woody Allen!

6 comentários:

  1. Gosto de Woody Allen, mas não conheço ainda esse filme. Sua postagem aguçou minha curiosidade e ele entrará na minha lista. Valeu pela dica.
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza de que você gostará. Este, junto de Zelig, está entre os meus preferidos do diretor.
    Abraço,

    Angelis

    ResponderExcluir
  3. Interessante como os últimos filmes de Woody Allen apresentaram uma mudança radical no estilo e temática. Este ainda não tive o prazer de assistir, mas depois da sua resenha fiqui motivado.

    Com relação à sua imagem no gadget de Seguidores do Google lá na minha página, a mesma desapareceu. Acho que trata-se apenas de configurar o seu perfil de "anônimo" para "público". Se puder tenta adicionar novamente, pois eu adoro a sua imagem com livros!

    ResponderExcluir
  4. Kovacs,

    Pode deixar que voltarei a aparecer. Na verdade foi um erro do google, pois também perdi alguns seguidores e até vi alguns posts sobre isso.

    Assista ao filme que vale a pena!

    Abraço!

    Angelis

    ResponderExcluir
  5. Ah... esse era o tempo, quando todos os filmes do Woody Allen eram brilhantes... que saudade...

    ResponderExcluir
  6. Osrevni, kovacs,

    Realmente, embora os últimos filmes de Woody Allen sejam bons, eles não estão à altura dos antigos. Esse é um dos últimos com a peculiaridade de seus filmes!

    Já viram Zelig? Também é muito bom!

    ResponderExcluir