sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Carnaval e arte

Na última semana, a rede Globo me proporcionou uma ótima surpresa. Sabe, não sou uma adepta do carnaval, destas que fazem festa durante uma semana, pelo contrário. Mas este ano eu vou assistir (pela TV é claro) a pelo menos um desfile: o da Mocidade Independente de Padre Miguel.

Pois então: estes dias estava assistindo “A Favorita”, porque ninguém é de ferro, e me deparei, no intervalo, com o clipe do samba-enredo da escola. O tema é dos meus. Transcrevo a letra que tirei do Radbox. Lá você encontra as letras deste ano de todas as escolas.


CLUBE LITERÁRIO MACHADO DE ASSIS E GUIMARÃES ROSA... ESTRELAS EM POESIA

Reluzente, estrela de um encontro divinal!
Risca o céu em poesias
Traz a magia pra reger meu carnaval
Despertam das páginas do tempo
Romances, personagens, sentimentos…
Machado de Assis que fez da vida sua inspiração
Um literato iluminado
As obras, um destino, a superação
Nos olhos da arte, reflete o legado
Do gênio imortal, do bruxo amado
Que deu ao jornal, um tom verdadeiro
Apaixonado pelo Rio de Janeiro

A canção do meu sarau te faz sonhar
A emoção vai te levar…
A estrela adormece, na paz do amor
Abençoado um novo sol brilhou

O vento traz Rosa de Minas
Rosa do mundo pra te encantar
Palavras que tocam a alma
Fascinam e tem poder de curar
Pelas veredas do sertão, a fé, o povo em oração
Pedindo a santa em romaria, pra chover em nosso chão
Mistérios na vida desse escritor
Revelam histórias de um sonhador
Brasil de tantas artes, nas letras sedução
Herança em cada coração
Mocidade, a sua estrela sempre vai brilhar!
Um show de poesia, em nossa academia
Saudade em verso e prosa vai ficar.

Fiquei curiosa para saber como será o desfile. Achei uma grande idéia, pois acredito que os escritores, tanto Machado de Assis quando Guimarães Rosa retratam e formam, junto do carnaval e do futebol, a alma do brasileiro. Como falei, não sou fã, mas devo admitir que o carnaval merece respeito, pois é umas das coisas que melhor representam o nosso país.

Depois do Museu da Língua Portuguesa, que já teve exposições de todos os autores, de todos os congressos temáticos do centenário, da minissérie “Capitu”, eis uma homenagem bem feita e dirigida a toda a população e não apenas à elite.

Tenho tanta esperança que os foliões tenham lido alguma obra dos autores!

Os dois escritores têm uma vasta obra. Machado de Assis foi o único brasileiro citado pelo americano Harold Bloom em “O Gênio”, que escolheu apenas os melhores escritores, além de ser considerado pelo crítico como o melhor escritor afro-descendente de toda a literatura universal. Sua obra já está em domínio público, o que significa que podemos ler a versão digital de seus livros gratuitamente. A exposição sobre o autor ainda está no Museu da Língua Portuguesa.

Guimarães Rosa foi o autor que inaugurou o Museu e escreveu uma das obras eu(Eu sei que não sou nenhum Harold Bloom!) considero uma das mais importantes da história da literatura, e acho que quem já leu concorda comigo: “Grande sertão: veredas” é tão regional e tão universal que me deixa confusa, toca tão fundo na alma que emociona. Esse é um daqueles calhamaços (são mais de 500 páginas) de papel que devoramos, sem medo, sem culpa e sem preguiça!

O cinema e a TV se apropriaram de várias obras do autor. O blog A sétima Arte traz uma lista das adaptações de Machado de Assis, embora não esteja muito bem atualizado. Já o site Imagem Tempo traz informações completas sobre as adaptações de Guimarães Rosa. Ambos valem a pena ser conferidos.

Abraço!

2 comentários:

  1. Nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa que blogger super legal ... é esse tema sobre esses dois grandes
    poetas é interessante ...gostei do seu blogger muito mesmo eu li agora Canarval e arte e ficou adimirado ....vou acompanhar agora rs rs .
    Tentarei vir mais vezes ....parabéns !

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!

    Bem, acredito que essa é uma boa iniciativa da escola de samba. Muito pouco se faz ou fala sobre cultura, principalmente para as massas. Tudo fica restrito à elite (financeira e intelectual).

    Quem sabe assim o povo começa a ler mais não é?

    ResponderExcluir